Como eu avalio histórias

Oi, leitor!
Vou começar dizendo a verdade: eu não avalio livros, eu avalio histórias. Primeiro porque não tenho formação o suficiente para tanto e segundo porque não gosto.

Óbvio que às vezes outros elementos do livro me ganham. Capa, diagramação, a própria escrita do autor e outros. Mas esse não é o meu foco. Eu foco no que o autor quis passar adiante.

Então eu posso não ter gostado tanto assim do livro e ter dado nota 5 de 5 por apenas um momento em, sei lá, 500 e tantas páginas. Aquele momento que eu não estava esperando e que me deixou arrepiada, de boca aberta e dizendo mentalmente “Isso. Foi. Incrível!!!”.  Pois eu creio que as histórias precisam ser lidas por algum motivo, seja ele qual for. E devem, sem dúvidas, me arrancar algumas reações assim.

Logo você vai ver histórias que a maioria dá nota mediana, ganhando 5 aqui. Ou histórias que estão com média altíssima, ganhando nota mediana aqui. Cada história tem um apelo único pra mim e cada uma em algum momento específico da minha vida.

Eu também creio que a leitura de modo geral é extremante relativa (já leu sobre a Teoria da Relatividade? É algo tipo isso rsrsrs). Estou generalizando, pois acho que cada um tem seu gosto mesmo e ponto. Logo eu gostaria que você, meu leitor, não se deixasse influenciar pelas minhas notas. Pois às vezes um livro que eu amo é justamente aquele que você odeia ou nem gosta tanto assim. E vice-versa.

Mas peço, encarecidamente, que dê uma oportunidade às histórias que eu recomendo e às minhas considerações sobre elas. Pois em algum momento elas disseram muito pra mim.

Outra coisa importantíssima: Não avalio histórias me baseando em outras histórias (principalmente minhas favoritas). Alõoo! Eu leio desde que me entendo por gente e se eu fizesse isso, a paranoia ia ser epicamente horrível. Imagina só: “Esse livro é tãããão bom!!! Mas poxa... ele perto daquele meu favorito não merece uma nota 5.”.  Pra mim cada texto é único, independente e merece ser avaliado como tal. Então um livro que trata de uma história adolescente não vai ter o mesmo peso de um romance adulto ou sequer um romance policial (só exemplificando).

E aproveitando um tópico ali de cima, não vou falar mal de livros aqui. Assim como não falo mal de livros nos meus encontros literários... É claro que já fui ranzinza o suficiente para ter reclamado várias vezes durante a vida (não em público, óbvio). Afinal seria hipocrisia dizer que nunca fiz considerando os últimos 20 e tantos anos como leitora assídua. Mas voltando, vou explicar: Não falo mal em público por um motivo: Eu trabalho com incentivo à leitura. Logo: como já relatei anteriormente, eu sei que leitura e gosto pessoal andam juntos que nem unha e carne. Então se eu falar mal de um livro, tenho consciência que posso influenciar negativamente um leitor que amaria de paixão o livro em questão. E esse não é meu objetivo. Mas, antes que você saia daqui achando que vou postar resenhas positivas só para te ludibriar, digo que NÃO!! Só posso garantir que vou postar MINHAS OPINIÕES PESSOAIS.  Logo: leve do meu blog apenas o que te inspirar... O resto, você pode de boa vontade jogar fora mentalmente rsrsrsrs. Pois eu espero formar leitores e não gente aborrecida.

Um ponto importante: devo comentar sim sobre os elementos que compõe um livro, mas eles são os fatores que menos influenciam a minha nota final. Exemplo: Acho sacanagem alguém cair matando em cima de editora por de erros de grafia. Gente assim não sabe o trabalho que dá revisar textos e que muitas vezes o olhar do revisor fica viciado. Entre outros. Então se coisas assim me incomodarem, pode ter certeza que vou escrever para as pessoas responsáveis e pedir ajustes
.  
Sobre filmes, séries, música e todo o resto: funciona da mesma forma. Avalio a forma como eu me senti durante a experiência.  Mas vou fazer um post sobre adaptações!

E, por último, comente! Só assim vou poder entender o que se passa do outro lado da telinha e vou poder melhorar o que coloco aqui.

Beijos,

________________________________________________________

Meu modelo de notas:











__________________________________________________________________________________________________________

Compartilhe:






18 Comentários até agora:

  1. Guilherme comentou:

    Muito interessante sua colocação sobre tal assunto! Acho que essa plataforma é um excelente local para você expor suas opiniões literárias.. E seu modelo de notas ficou uma gracinha...

  2. Unknown comentou:

    Adorei porque expressa a sua opinião diante do livro, envolvendo apenas o que você sentiu ao lê-lo. Interdependente de este estar entre os mais lidos ou não
    Curti :)

  3. Raphael Netto comentou:

    Ei Luma!
    Gostei de você ter separado um post para esclarecer como você avalia um livro, é bem interessante o leitor saber como a opinião do blogueiro né? hahaha Adorei seu modelo de notas, ficou muito bacana!! Quero um igual!! :P hahahaha
    Abraços, Rapha
    http://aestantedosgemeos.blogspot.com.br/

  4. Rena Késsia comentou:

    Também sou igual a você: avalio os livros pela história e mensagem que querem passar. Mas as vezes, também sou influenciada pela capa, diagramação, narrativa da autora e personagens (costumo me apaixonar muito por eles rs). Muitas vezes os livros contam histórias tão fascinantes e emocionantes, que fazem você se surpreender de um certo modo, ou até mesmo chorar. Pra mim essas são as boas histórias.
    Sua opinião a respeito dos livros e a nota que irá dar a eles vai ser levada em conta por mim, mas mesmo que você ame um livro que eu odeie, vale lembrar que cada um tem sua opinião.

    Beijos.

  5. Unknown comentou:

    Acho que seria legal (uma opinião pro blog) você comparar os filmes lançados com seus respectivos livros. Mostrando partes que saem completamente fora do que se dizia no livro. Contando curiosidades de filmagem e tal.
    Acho que se nao de prender apenas em livros vai fazer com que o blog ganhe uma carinha mais legal :)

  6. Oii Luma ! Tudo bem ?
    Ah, não posso dizer o mesmo que você ! Eu avalio tudo, no geral mesmo .. Começando sempre pela capa do livro, já nem sei quantas vezes comprei um livro pela capa e depois não gostei da história! Normalmente eu dou uma nota geral para o livro, mas as vezes uma nota ruim não quer dizer que eu não tenha me encantado com certas passagens do livro .. ! Confesso que já pensei "ah, esse livro não passa nem perto de "tal" livro", rsrs, acho que pelo menos uma vez a gente pensa isso, as vezes sem querer acabamos fazendo uma certa comparação !!
    Sim, já vi livros com erros imperdoáveis, mas nem por isso sai falando mal de nenhuma editora, imagino o trabalho que deve ser revisar trilhões de textos, deve deixar a pessoa super perdida ..
    Amei o modelo de notas, realmente ficou uma fofura *o*
    Beijoos ;*

  7. Unknown comentou:

    Lays, amei a sugestão! Vou tentar postar algo assim hoje. Tô vendo que o post vai ser longo rsrsrs.

    Obrigada, pessoal! No geral estava com receio de postar algo assim, mas queria todo mundo ciente do modo como eu avalio o que eu leio :D

  8. Unknown comentou:

    Imagina Luma, vou ficar esperando o proximo post pra ver o que tu acha dos livros :)

    Beijinhos :*

  9. Unknown comentou:

    Acho que é a primeira vez que vejo um blog falando como avalia os seus livros, sério.
    Achei bem legal isso, porque eu vou muito pela nota que dão para o livro, eu olho a nota, antes mesmo de ler a renha, se a nota for um 3 ou menos eu nem perco o tempo de ler a resenha, só se a capa do livro for linda, sou dessas, kkk.
    Enfim, é legal ficar sabendo como a pessoa que resenhou o livro avalia.
    Beijos.

  10. Unknown comentou:

    Eu acho que cada pessoa que le um livro vai ter uma opnião diferente dele uns gastam outros não,tambem ja li livros que uns gostaram e eu não.
    Gostei de seu post esclarecendo como vc avalia.

  11. Unknown comentou:

    Primeiro post que vejo sobre avaliação de livros,
    gostei bastante de toda a sua colocação de avaliação.

    Abçs :)

  12. Sophia comentou:

    Adorei esse post! Um dos melhores que li! Super interessante o seu ponto de vista

  13. Unknown comentou:

    Luma, amei seu texto, esse post ficou excelente, mas eu discordo de algumas coisas, tem vezes que avalio por historia, por capa, muitas vezes eu compro livros porque eu achei a capa legal(meio compulsivo, mas até hoje eu nunca me arrependi, e espero que continue assim).
    Já li muitos livros e em geral a grande maioria me agradou, mas sempre tem aquelas histórias que não chamam muito a atenção né...
    Eu costumo avaliar os livros mais por capa do que por história, admito hahah
    beijosssssssssss <333

  14. Unknown comentou:

    Adorei seu jeito de pensar sobre avaliações, mas eu infelizmente julgo livros pela capa. Sempre que estou em uma livraria e vejo uma capa bonita corro logo pra anotar o título do livro, antes mesmo de ler algo sobre! Até hoje eu nunca me arrependi, e espero que continue assim hahaha
    Achei super interessante você fazer um post desse, já que acompanho muitos blogs e nunca vi ninguém fazer algo assim, parabéns!

  15. Unknown comentou:

    Uma das coisas que sempre fico reparando quando leio uma resenha é a nota dada pela resenhista, depois olho o que ela curtiu e não.. Acredito que exista blogs com parcerias que dão notas altas apenas por conta da parceria. Acho isso super errado. =/
    Vou continuar participando aqui.

    Beeijos.

  16. Unknown comentou:

    Oi Luma adorei a classificação pra as histórias, uma metodologia bem legal, é bom porque fica bem especifico a sua opinião!!!

  17. Unknown comentou:

    Gostei da sua colocação sobre a avaliação dos livros... ops Histórias" ! ^^

  18. Jade comentou:

    Que modelo de notas mais fofo!! Bastante interessante o modo que você avalia...

Deixe um comentário!