Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman


Informações Técnicas:

Livro: Se eu ficar
Site Oficial: seeuficar.com.br

Série: Se eu ficar / Livro 01

Autora: Gayle Forman
Site Oficial: gayleforman.com

Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788581635415

Ano: 2014

Páginas: 224

Tradutora: Amanda Moura

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Onde encontrar: buscapé 





Resenha:


Gente, tem um tempão que estou tentando escrever essa resenha. É sério!  Um tempo estimado em duas semanas. O que é um absurdo. *me sentindo indignada aqui*

O fato é que eu amei tanto essa história que não consigo falar dela da maneira como gostaria: Tentando transpor aqui o que eu senti. E isso está me deixando tão frustrada, que essa é a última vez que tento e que muito provavelmente vocês vão ler assim mesmo... Do jeito que sair.

Mas enfim, vamos ao que interessa:

O livro conta a história da Mia Hall, uma musicista adolescente que acabou de sofrer um acidente gravíssimo de carro com a família. E acorda fora do próprio corpo.

Enquanto ela vai percebendo o que aconteceu, acaba descobrindo que está em um nível alto de coma. E que pra ela acordar, só depende de uma escolha dela. Só não faz a mínima ideia de como escolher ou de qual escolha tomar.

Um detalhe importante é que ela não “sente” o que está acontecendo, apenas toma conhecimento dos fatos. Assim ela apenas analisa como uma narradora da própria história.

Nesse meio tempo a memória dela vai voltando em acontecimentos importantes: O nascimento do irmão mais novo, o começo do namoro, o começo da amizade com a melhor amiga, a vida na escola, a relação dela com a música, a relação com os pais e a relação com o restante da família.

Porque uma coisa é séria. Acho que não teria me apegado à história da Mia se eu apenas soubesse do acidente dela e das decisões que ela tivesse que tomar. Sei lá... Você fica tão apegado quando vê o jornal? Acho que a reação geral é ficar chocado e tal. Então o foda foi ter justamente conhecido ela. E a autora fez isso com tanta maestria, que eu me aprofundei lindamente quase como se estivesse na pele dela.
Pág. 113: “Sempre acreditei que o violoncelo era um instrumento solitário, mas agora começava a me questionar que talvez fosse eu a solitária.”
Mia nunca conseguiu se sentir encaixada na própria família. E demorou um tempo para se acostumar com as investidas de Adam (o atual namorado). Meio como se tentasse achar um motivo para um cara que, apesar de não ser tão popular na escola, tocava em uma banda com uns caras da faculdade e coisa e tal. Ela chegou até se questionar sobre o que ele tinha visto nela. Uma garota comum.
Pág. 53: “Nunca imaginei que eu pudesse fazer alguém se sentir dessa forma.”
Até com Kim, a melhor amiga, não foi diferente. Mia teve uns percalços até conseguir fidelizar a relação com ela.

Mas foi justamente por esses e tantos motivo que eu me apaixonei por essa história. Nós temos uma visão muito rasa do que acontece em nossas vidas. Pensamos por um padrão próprio e esse padrão vai mudando e crescendo com o passar do tempo. Só que muitas vezes não entendemos completamente as relações que criamos. Pois obviamente a vida real não nos dá o poder de observar os pontos de vista alheios. Mas Mia, apesar de toda a tragédia, consegue ver, ouvir o que as demais pessoas da própria família estão sentindo e raciocinar.

Eu amei esse livro por achar que ele trata mais da extensão do amor do que de fato sobre uma “escolha” entre vive e morrer. E o mais bacana foi Mia ter conhecido um pouquinho dessa extensão. E ter descoberto o quanto as pessoas que ficaram sentiram, falaram e demonstraram.

É espetacular. Não consigo dar uma nota menor que cinco de cinco. Pois esse eu favoritei pra vida.

Vou fazer uns comentários para tentar explicar melhor. Mas leia apenas se você já tiver lido o livro. Pois eles contêm SPOILERS.

Para conseguir ler, selecione o texto abaixo com o mouse:

Sobre a extensão do amor:

Como pode um pai perder o filho, a nora e um neto. Dizer para a neta que tudo bem se ela partir. Que ele vai entender se ela não quiser ficar nesse mundo sem os pais e o irmão.

Como pode um namorado que ama a namorada de todas as formas possíveis dizer pra ela ficar. Mas que vai fazer o que ela quiser que ele faça. Ficar com ela ou deixa-la (se for muito difícil permanecer com a vida de antes).

E como pode uma melhor amiga conseguir segurar o choro e conversar normalmente com ela no leito do hospital, como se estivessem em outro lugar. Apenas para que ela se sentisse normal.

Eu sei, por experiência própria, que são situações complicadas pra caramba. Quando temos um ente querido em uma situação entre a vida e a morte, simplesmente queremos que essa pessoa fique viva... sem importar com o que a pessoa quer de fato. É complicado pensar nisso. E é ainda mais complicado você abrir mão do que você quer para a felicidade de outra pessoa. Por mais que você  a ame.
Pág. 144: “Sim, é verdade que talvez não possamos controlar o nosso próprio funeral, mas às vezes você tem como escolher a própria morte. E não consigo parar de pensar que parte do desejo de mamãe se tornou realidade. Ela partiu com papai. Mas não vou tocar no funeral dela. É provável que o seu funeral seja o meu também. Há algo de reconfortante nisso. Morrer como uma família, sem deixar ninguém para trás. Mesmo assim,  não  posso deixar de pensar que mamãe não se sentiria feliz com isso. Na verdade, a Mamãe Urso ficaria extremamente furiosa pelo desdobramento que as coisas tiveram hoje.”




* Fonte da imagem: seeuficar.com.br



__________________________________________________________________________________________________________

Compartilhe:






16 Comentários até agora:

  1. Unknown comentou:

    Ainda não tinha lido nada sobre o livro e achei muito bonito. Dá pra vc se encaixar no papel da personagem e repensar como você lida com a vida e com as pessoas que estão presentes nela
    Parei na parte dos spoiler hahahahab

  2. Unknown comentou:

    Relendo o texto percebi que a historia é mais ou menos parecida com a do filme "e se fosse verdade"

    O fato dela ir descobrindo aos poucos sobre aua vida e perceber que dependia dela pra viver ou morrer. Lindo demais

  3. Guilherme comentou:

    Parabéns pela primeira resenha! Vc escolheu um livro nada menos que perfeito! Ficou ótima mesmo! <3

  4. Raphael Netto comentou:

    Ei Luma!
    Gostei da resenha, ficou muito bacana! Também gostei muito desse livro pelo fato de que ele retrata o amor de uma forma completamente diferente dos livros que tratam esse sentimento como forma de relacionamento amoroso e etc. Nossa, é livro que se você não percebe o real significado dele, a leitura não se torna tão pezerosa.
    Abraços, Raphael.
    http://aestantedosgemeos.blogspot.com.br/

  5. Sophia comentou:

    Peguei o livro emprestado com a minha amiga e já li! É muito perfeito!!!! Eu queria ver o filme mas no cinema aqui perto não ta passando, você já viu?

  6. Unknown comentou:

    Eu quero muito ler este livro, estou apenas esperando ter tempo hahahah
    Eu vi o filme e em 20 minutos na sala do cinema eu já estava chorando horrores!!! Eu comprei o livro na amazon e estou ansiosa para chegar em minha casa. Estou louca para lê-lo e ainda mais a continuação do livro Para Onde Ela Foi, não posso esperar!
    Beijosss

  7. Rena Késsia comentou:

    Este livro me agradou, a narrativa da autora é envolvente e as alternâncias entre as memórias da Mia e o presente foi muito legal. O livro nos traz lições de vida, a importância da escolha e nos faz refletir. Amei o livro, mas não achei necessária uma continuação da história.
    Para uma primeira resenha, está maravilhosa! Não contêm spoilers, e sua opinião a respeito da história fica bastante clara. Parabéns pela resenha, e que mais venham por aí!

    Beijos

  8. Unknown comentou:

    Linda resenha!! Estou louca para ler esse livro, já comprei, só to esperando dar um tempo das provas para cair dentro!!! Estou mais ansiosa ainda para ler a continuação, Para Onde Ela Foi.

  9. Unknown comentou:

    Já li este livro e amei, confesso que curti mais o filme que o livro. Uma coisa que quase nunca acontece comigo,mas...
    Estou super ansiosa pra ler Pra onde ela foi.
    Eu tive uma opinião no final desse livro e minha amiga uma totalmente diferente, agora e ler o próximo.

    Beijos, Luma.

  10. Unknown comentou:

    Eu ganhei esse livro em um sorteio, mas ainda não o li, mas a resenha me deixou com mais curiosidade ainda e esses comentários e a maneira que vc colocou eles ai, maravilhosos!!!

    Abçs :)

  11. Oii Luma :)
    Tudo bem?
    E primeiro lugar amei a resenha .. *-* Ficou muito boa !
    Comprei o livro na bienal porque não resisti, era tanta conversa sobre ele .. E olha, pra quem não leu, por favor, corra e leia .. É um dos romances que mais me tocaram até hoje !
    A história da Mia e do Adam é tão tocante .. E a forma como ela revive os momentos mais marcantes da vida dela ! Olha, chorei muito, mas muitas vezes compreendi o que a Mia sentia ..
    Não vejo a hora de ler o segundo livro *-*
    Bj, bj <3

  12. Unknown comentou:

    Eu amei esse livro,ele faz você questionar e avaliar tudo,quero muito ver a continuação dele.
    Amei sua resenha

  13. Unknown comentou:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  14. Unknown comentou:

    eu simplismente amei esse livro,ainda não tive a oportunidade de ver o filme

  15. Unknown comentou:

    Adorei a resenha e me deu mais vontade ainda de ler o livro :3

  16. Jade comentou:

    Estou doida para ler esse livro... pena que eu não tenho ele!!

Deixe um comentário!